A HISTÓRIA DO TOCA DISCOS TECHNICS SL-1200 MK-II
TOCA DISCOS TECHNICS SL-1200 MK-II
Technics SL-1200 , sua fabricação teve inicio em Outubro de 1972 pela MATSUSHITA detentora da marca TECHNICS e PANASONIC .Originalmente lançado com um Toca Discos de alta qualidade, rapidamente foi adotado por radialistas e DJ´S. Desde o seu lançamento em 1978, SL-1200 MK2 e seus sucessores tem sido o Toca Discos mais comum entre os DJ´s de clubes e o DJs de performance, muito embora não seja o melhor e nem o mais caro Toca Discos do Mundo.
As MK2 apresentaram diversas mudanças, desde seu lançamento, incluindo alterações no motor e aparência externa. Em 1972, mais de 3 milhões de unidades foram vendidas. Muitos dos modelos fabricados nos anos 70 ainda estão em uso, no entanto o produto não foi atualizado para os padrões atuais e não existe nele uma porta USB .
Modelos
A SL-1200 MK2, lançada em 1978, tem acabamento prata, a posteriori eles também seriam comercializados com acabamento preto. No mesmo ano o motor foi atualizado o pitch rotativo foi substituído pelo controle deslizante. Em síntese este é o modelo que foi perpetuado.
A SL-1200MK2PK é comercializada apenas nos EUA com acabamento preto.
A SL-1210MK2 é a versão preta das SL-1200MK2.
A SL-1200MK3, lançada em 1989, tem acabamento preto assim como as 1210, plugues RCA dourados. Foi destinado apenas para o mercado asiático.
A SL-1210M3D é a mesma versão que a SL-1200M3D exceto pelo acabamento preto.
A SL-1200MK4 (1997) é comercializada apenas no Japão. Este é o último modelo que possui o vão no meio do controle deslizante do pitch, também nesta atualização foi incluída a rotação 78 RPM juntamente com as de 33 e 45 RPM e os cabos RCA deixaram de ser fixos.
A SL-1200MK5 foi aumentado o controle anti-skate de 0–3 para 0-6 gram-force.
A SL-1210MK5 é a versão preta da SL-1200MK5.
A SL-1210MK5G foi lançada no Japão em 2002 . É a versão de aniversário de 30 anos do produto . A diferença desta para modelo MK5 é a habilidade de variar o pitch entre ±8% e ±16%, e a luz de iluminação é do pitch foi alterada para azul, para acompanhar o novo modelo de pitch digital.
Nome
O nome é sempre pronunciado de maneira incorreta como "tek-nicks". Entretanto, de acordo com a empresa, a pronúncia correta é techniques.
Descrição
Sob o nome Technics, a companhia produz uma variedade de produtos de alta-fidelidade, como Toca Discos, amplificadores, receivers, tape-decks, CD players ealto-falantes disponíveis para vários países. Foi concebida originalmente para produzir equipamentos de áudio competindo com companhias como a Nakamichi, mas a maioria de seus produtos passaram a usar a marca Panasonic à partir de2002 (exceto no Japão, onde a marca é muito popular). Equipamento para DJs, pianos eletrônicos e micro-systems são alguns dos produtos sob o nome Technics atualmente sendo vendidos no EUA e Europa
.História
O nome Technics foi primeiramente usado para uma série de alto-falantes comercializados pela Matsushita em 1965. O nome se tornou famoso mundialmente por seus famosos toca-discos. Em 1969, a empresa apresentou a SP-10, o primeiro Toca Discos para o mercado professional, e em 1972 a SL-1100 para o mercado consumidor. E depois disto, anos mais tarde surgiu a SL-1200 MK2 era uma máquina robusta que incorporava um controle de pitch o que a fez uma ferramenta bastante popular entre os DJs.
A Matsushita retirou o nome Technics do mercado quase completamente no inicio do ano 2000. Atualmente é usado apenas para o Toca Discos da série SL-1200 pianos digitais, limitando seu comércio a revendedores de áudio profissional e estúdios.
Technics encerra a produção de Toca Discos ( Nov-2010 )
A Panasonic subsidiária da marca Matsushita que é a detentora da marca Technics, anunciou o encerramento da produção de Toca Discos, mixers e fones de ouvido. Depois de vender mais de 3 milhões de unidades do modelo MKII SL-1200, a empresa japonesa abriu mão de fabricar este Toca Discos.
Com a expansão do mercado de CDJs e a invasão das interfaces digitais, as vendas de Toca Discos analógicos começaram a cair e não pararam mais.
A durabilidade do equipamento sempre foi a maior virtude e pode ter sido uma das causas do fim da linha de produção. Afinal, quem vai comprar um equipamento novo sendo que o antigo funciona perfeitamente?
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