Arrecadação de Direitos Autorais em 2009
Saiu a lista 2009 dos campeões de arrecadação via ECAD.
Ao contrário do que muita gente pensa, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) atua somente sobre as execuções PÚBLICAS das obras musicais.
Ou seja, o ECAD monitora Rádios, TVs, Shows ao vivo, Festas e Eventos públicos em geral, para determinar quais são as OBRAS executadas, podendo arrecadar e distribuir as rendas para os seus titulares. Qualquer autor pode e deve se filiar a uma Associação (Sociedade) filiada ao ECAD, de maneira a participar destas arrecadações.
Outros direitos de exploração da obra (gravação, impressão de partituras etc.) e dos fonogramas (sincronização com filmes, venda de discos etc.) são gerenciados pelo próprio artista/editora e por sua gravadora.
É impossível monitorar toda e qualquer execução pública. Como escutar e anotar todas as músicas tocadas por uma rádio, 24 horas por dia? Imagine quantas rádios existem no Brasil! É por isso que o ECAD utiliza um modelo estatístico, juntamente com grades fornecidas pelas empresas de difusão, para determinar quais são os autores que receberão a maior parcela da arrecadação nacional.
A lista abaixo foi divulgada recentemente. O cantor e compositor Victor Chaves, da dupla Victor e Léo, aparece como campeão do ano. Outros quatro grandes nomes da música sertaneja estão entre os 20 mais.
Seria interessante ter acesso ao montante, para entender qual a diferença de arrecadação entre os primeiros e os últimos colocados, bem como refletirmos se é viável se especializar em composição e faturar bem no Brasil.
O total de arrecadação de um titular é soma de diversas fontes, incluindo: músicas tocadas na rádio pelo próprio artista, músicas tocadas na rádio por outros artistas (outro fonograma da mesma obra), músicas executadas em shows por outros artistas e músicas tocadas em festas e eventos públicos.
Destaque para o imortal Vinícius de Moraes (cuja família deve estar bem satisfeita com as rendas intermináveis) e os onipresentes Roberto e Caetano, que não têm do que reclamar. O leitor antenado também vai reparar nos estilos mais rentáveis e populares, pelo menos para alguns poucos compositores, como a música baiana.
1º - Victor Chaves
2º - Roberto Carlos
3º - Caetano Veloso
4º - Rick
5º - Erasmo Carlos
6º - Nando Reis
7º - Djavan
8º - Dorgival Dantas
9º - Herbert Vianna
10º - Jorge Ben Jor
11º - Carlinhos Brown
12º - Manno Góes
13º - Sorocaba
14º - Gilberto Gil
15º - Pinochio
16º - Durval Lellys
17º - Bruno
18º - Lulu Santos
19º - Vinícius de Moraes
20º - Chico Buarque
Fonte: Audição Critica
Comentários