Para isso, é possível fazer a gravação de uma imagem ISO do Windows. Em primeiro lugar, no entanto, é preciso ter a chave de instalação para realizar o download do arquivo (trata-se de uma medida da Microsoft para impedir falsificações). Ela garante que se acesse o sistema no site da Microsoft e possa baixar o arquivo ISO necessário.
Abaixo, você confere algumas dicas para realizar o procedimento por completo e sem grandes entraves para ter o seu popular sistema operacional atualizado do 8 para o 8.1:
* Acesse o site da Microsoft e selecione o sistema que você deseja baixar (Windows 8 ou 8.1). Acesse o gerenciador de downloads e insira, quando solicitado, a tal chave de instalação. Depois, é só escolher se deseja gravar o arquivo em um DVD ou pendrive.
Veja como instalar o Windows 8.1 utilizando um pendrive

Para os que já possuem o arquivo

A arte aqui é transformar o seu pendrive em um dispositivo de instalação. Sem muitos segredos e dificuldades. Mas, para isso, deve-se seguir os seguintes passos:
1. Instale o programa Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool;
2. Selecione o arquivo ISO do Windows 8.1 e, depois, clique em USB Device, finalizando o processo ao selecionar a opção Begin Copying.

Instalado o Windows 8.1

Com o seu pendrive já formatado e com a ISO já instalada nele, é hora de chegar aos finalmentes do processo, que é instalar a versão mais recente do Windows no seu computador. Para isso, siga as orientações abaixo para que o programa seja instalado com sucesso:
1. O primeiro passo é reiniciar o computador e, ao fazê-lo, é preciso entrar na tela de Setup;
2. O passo seguinte é se certificar de que o seu pendrive está apontado como a primeira opção de boot. Caso esta opção não esteja marcada é preciso alterar a ordem para que a unidade USB seja a primeira a ser reconhecida. A opção para entra na tela de boot varia de fabricante para fabricante, mas geralmente usa-se a tecla Del, F2 ou F8 repetidamente durante a inicialização do sistema (é melhor consultar o manual).
3. Instale através do passo a passo simplificado, salve as alterações e reinicie, uma vez mais. Isso fará com que, ao carregar mais uma vez as configurações do sistema, o computador vai detectar os arquivos de atualização do Windows 8.1.
Pronto. Com isso, a atualização é feita e o sistema, quando completamente carregado, já irá exibir o Windows 8.1 na sua máquina.
Vale lembrar que o processo pode ser realizado, também, em muitos casos, para instalar outras versões do Windows, fazendo do pendrive um item de inicialização.