Como manter boa postura na frente do computador

926645_giroffe_11.jpg

O computador invadiu nosso trabalho e nossas vidas. Como passamos ao menos 8 horas por dia na frente desta tela colorida, pequenosproblemas de postura podem se tornar desvios de coluna, tendinites e afins em pouco tempo.

Assim, para chegar aos 50 sem que suas vértebras pareçam um rastro de cobra, aqui vão 6 dicas:

1. Apóie suas costas

A cadeira em que você está sentado agora tem suporte lombar? Um apoio que se encaixa na curva natural da coluna evita pressão excessiva nas vértebras e ajuda a ter uma boa postura natural.

Além disso, trabalhar com as costas bem apoiadas na cadeira evita fadiga muscular e relaxa os músculos do pescoço, evitando aquela sensação de ombros petrificados no final do dia.

2. Deixe suas pernas livres

A melhor postura para as pernas é o alinhamento natural, sem cruzá-las ou pendendo o peso do corpo para o lado. Se cruzar as pernas for um movimento inevitável, experimente variar posições para evitar pressões contínuas em apenas um lado do corpo. Se houver qualquer objeto (lixeira, especialmente)atrapalhando o movimento das pernas, livre-se dele agora.

3. Mantenha ombros e braços relaxados

Mantenha o teclado e o mouse na altura dos cotovelos, de modo que os braços tenham caimento natural, sem forçar o tríceps a manter uma posição mais elevada.

O teclado deve estar perfeitamente centralizado na sua frente, nada melhor para detonar uma coluna que uma ‘curva à esquerda’ durante todo o dia.

4. Minimize rotações e ângulos no pescoço

A melhor posição para o pescoço é a reta, formando 90 graus com os ombros. Mesmo que sua mesa esteja entulhada de coisas, não coloque o monitor ao seu lado. Se precisa conferir documentos frequentemente, coloque o monitor um pouco mais longe, e deixe espaço para seus papéis, 30 cm devem ser suficientes.

5. Evite forçar os olhos

Além de problemas de visão, tendemos a pender para frente quando temos dificuldade em definir o que estamos enxergando, perdendo o apoio das costas. Veja se fontes excessivas de luz, como janelas sem cortina ou luminárias provocam muito brilho na tela, forçando-o inconscientemente a se inclinar para frente para enxergar com nitidez. Se não for possível cessar a fonte de luz, convença o chefe sobre as maravilhas ergonômicas das telas LCD.

6. Faça intervalos regulares

Mesmo com todos esses cuidados, os músculos ficam tensos se permanecerem tempo demais na mesma posição. Programe intervalos periódicos para se esticar um pouco, caminhar até o bebedouro, respirar. Se o seu trabalho é tão frenético que não há tempo para pausas, aproveite os telefonemas para discretamente mudar de posição e alongar as pernas.

alongamento, alongando

Uma boa postura garante não só a sua saúde futura, mas a atual também. Uma postura correta deixa o corpo mais relaxado e ajuda a respirar, viver e até a trabalhar melhor.

Agora ajeite essa coluna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lovy Metal - Coletânea - vol.1,2,3

Cash Box - Volume 8 (Kaskata's Records / Ritmo Quente - 1993)

CD LEMBRANÇAS – Vol. 3 – 1989