quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mestre Antônio Vieira (cantor & compositor)


Antônio Vieira (São Luís, 9 de maio de 1920) é um cantor e compositor brasileiro.

Ludovicense, nascido em 9 de maio de 1920, criado por um parente próximo da família Antônio Veira na sua infância teve a oportunidade de estudar e concluir seus estudos, coisa rara para um menino negro naquela época. Na sua vida, já foi comerciante, Sargento do Exército, entre outras. Antônio Vieira se formou em Ciências Contábeis, mas a composição de samba era sua maior paixão. Atualmente Vieira compôs mais de 400 canções, algumas gravadas por grandes nomes do cenário musical maranhense, como Rita Ribeiro e Zeca Baleiro.

Começou a compor aos dezesseis anos, Mulata bonita foi o nome da sua primeira canção. Porém, o mestre Antônio Vieira passou a se dedicar mais a música conforme ia se aposentando de suas profissões. Tanto é que o seu primeiro disco gravado só foi apresentado em 1986. No entanto, em 1997 a cantora maranhense Rita Ribeiro ,até então desconhecida, decide gravar duas músicas do Mestre 'Tem quem queira' e 'Cocada' esta ultima foi indicada ao Prêmio Sharp 98 de Melhor Canção. Com este trabalho, Rita Ribeiro alcança projeção nacional.

Faleceu na manhã desta terça-feira 7 de abril de 2009. Apesar de conhece-lo a pouco tempo e ter deixado várias músicas inéditas no estúdio onde trabalho, Mestre Antônio Vieira era uma pessoa maravilhosa, atencioso e educado. Mas Deus o chamou para cantar suas belas músicas lá no céu.

Mestre descance em paz e que Deus o tenha num bom lugar.

Nenhum comentário: