Pro Tools no iPhone: inacreditável, mas real

Sempre achei que o mouse do computador "rouba" muito do romantismo de subir e baixar faders na mão durante a mixagem de uma música. Para os que compartilham da mesma opinião, há disponíveis no mercado diversos controladores de softwares, como o Faderport, da Presonuns, e o Alpha Track, da Frontier Design, que possuem, até mesmo, botões deslizantes motorizados. Entretanto, se você é um usuário do Pro Tools, aqui vai uma notícia bem interessante e que pode trazer novas experiências na hora de mixar um trabalho. A empresa californiana Far Out Labs desenvolveu um aplicativo, chamado ProRemote, que permite, via wireless, controlar de um iPhone ou iPod Touch diversas funcionalidades do famoso programa da Digidesign.

Para se ter uma pequena noção da integração entre ambos, todos os controles de faders e comandos de transporte, como play, stop e pause, por exemplo, podem ser acionados por meio da telinha de toque dos dispositivos móveis da Apple. É possível também solar, mutar ou armar para gravação um canal, além, claro, de posicionar volumes e valores de PAN. Mas para que o iPhone e o iPod Touch possam comandar o Pro Tools, é necessária a instalação no computador do ProRemote Server, que faz a comunicação entre o programa de gravação e os pequenos aparelhos.

Comercializado pelo iTunes Store (lembrando que para compras no Brasil, o acesso é restrito), o software é disponibilizado em duas versões. A Full (U$149,99) suporta até 32 canais; possui comandos de transporte; recursos de scrubbing, que permite “andar” para frente ou para trás a música arrastando simplesmente o dedo na tela (imagem à direita); definições de marcadores; além da possibilidade de atualização.

Já a versão Light (U$39,99) suporta até oito canais e não vem com boa parte das funcionalidades da edição completa, impossibilitando também atualizações de software. Se a idéia é economizar, há uma terceira opção somente com controle de transporte, o ProTransport (U$7,99). Para mais informações, acesse a página da Far Out Labs.


Assista a uma demonstração rápida do ProRemote


Funções de scrub, shuttle e zoom são pontos fortes do aplicativo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lovy Metal - Coletânea - vol.1,2,3

Cash Box - Volume 8 (Kaskata's Records / Ritmo Quente - 1993)

CD LEMBRANÇAS – Vol. 3 – 1989