Designer cria bateria acústica 'para viagem'

A verdade é a seguinte: baterista sofre quando o assunto é transportar seu próprio instrumento. É um tal de levar pratos e tons daqui; carregar bumbo e caixa de lá, que dá arrepio até mesmo nos carregadores da Granero. Quando a banda é unida, o “povo” ajuda no translado, mas haja braço. Pensando em facilitar a vida desses músicos, o designer de produtos Eduardo Cronemberger criou uma espécie de bateria “fast food”, batizada de Batuque, que pode ser transportada sem grandes problemas e montada em até 10 minutos. O projeto, desenvolvido em 2005, conquistou o segundo lugar na categoria Produto do concurso Rio Novos Designers, que faz parte do evento RioFazDesign, promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. A premiação é destinada aos melhores projetos de graduação dos últimos dois anos de todas as faculdades fluminenses de design.


COMO FUNCIONA

A Batuque foi idealizada para ser um segundo set para os bateristas; uma versão reduzida de uma bateria acústica convencional, mas com a possibilidade de ser compactada para facilitar o transporte. É ideal em situações informais, como rodas de música, festas e pequenas apresentações.

Para ocupar o menor espaço possível na hora de carregar, o bumbo é bipartido, permitindo comportar em seu interior os outros tambores, além dos pratos (foto). As demais ferragens são desmontáveis e guardadas no mesmo compartimento, dentro de um case, proporcionando a redução do volume do kit.

A montagem foi pensada para ser a mais rápida possível, sendo completada em torno de 10 minutos.
1) O bumbo e surdo já com os demais tambores e pratos do lado de fora;
2) Os pés são estendidos e encaixados automaticamente na posição final;
3) Em cima dos pés se acomodam as estantes; e
4) As estantes recebem os tambores e pratos.

Comparação da Batuque com uma bateria convencional:
- Redução do tempo de montagem de 30 para 10 minutos;
- Quando montada, seu volume menor permite o uso em pequenos espaços; e
- Quando desmontada pode ser facilmente transportada em um único volume de apenas 15 kg, 25% do peso de uma bateria tradicional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lovy Metal - Coletânea - vol.1,2,3

Cash Box - Volume 8 (Kaskata's Records / Ritmo Quente - 1993)

CD LEMBRANÇAS – Vol. 3 – 1989