Rastreando satélites


A NASA disponibiliza um aplicativo em Java para que qualquer pessoa possa rastrear todos os satélites que estão em órbita da Terra, chamado J-Track 3D.

É extremamente interessante, porque além de ser possível visualizar a "nuvem" de satélites ao redor da Terra (se movimentando em tempo real!), você pode selecionar qualquer satélite específico e obter informações sobre a órbita dele, assim como outros dados relacionados.

Por exemplo, clicando no Brasilsat B4, você fica sabendo em uma janela pop-up que ele é um satélite brasileiro de comunicações, lançado por um foguete Ariane 44P, à partir da Base de Kourou, na Guiana Francesa, às 23:16h do dia 17/08/2000, etc.

Para acessar, entre neste LINK ou clique na imagem. Uma página da NASA abrirá, e em seguida uma janela menor trará o JTrack. À partir daí você escolhe no menu o que quer fazer (dar zoom, escolher satélites pela lista, etc) ou pode clicar direto nos satélites ao redor da Terra (você pode também clicar no planeta, e mudar a posição de observação).

Enfim, dê uma olhada. É interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lovy Metal - Coletânea - vol.1,2,3

Cash Box - Volume 8 (Kaskata's Records / Ritmo Quente - 1993)

CD LEMBRANÇAS – Vol. 3 – 1989